EmpreendedorismoNegóciosÁreas do Direito: saiba onde um advogado pode atuar

15 de dezembro de 2019by Equipe R. Padoan0

Confira aqui algumas das inúmeras áreas do Direito nas quais um advogado pode atuar e surpreenda-se com a tamanha versatilidade desse profissional.

Se você não faz ideia de tudo que um advogado pode fazer por você e pela sua empresa, entenda agora.

Boa leitura!

O que faz uma pessoa formada em Direito?

Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas.

Todos nós temos direitos e deveres, não importa a nossa posição: pai, filho, herdeiro, empresário, proprietário, consumidor, empregado, contribuinte, cidadão, etc. Até o Estado deve obediência às regras jurídicas.

Da mesma forma, quando falamos em Direito, estamos falando do mundo das leis e da justiça.

E o profissional do Direito é aquela pessoa qualificada para nos orientar dentro deste complexo de normas, para nos ajudar na hora de resolver conflitos e também para orientar outros profissionais de áreas distintas (economistas, cientistas políticos, sociólogos etc.), quando for preciso propor novas leis para solucionar problemas que afetem toda a sociedade.

Uma pessoa formada em Direito sai da faculdade com a possibilidade de atuar em diferentes áreas do Direito. Ela pode atuar tanto no setor público quanto no setor privado, pois existe uma grande quantidade de profissões jurídicas que só podem ser exercidas por aqueles que possuem um diploma em Direito.

No entanto, o bacharel em Direito que pretende atuar como advogado precisa ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para só então começar a trabalhar na advocacia.

Ou seja, acima de tudo, para ser um advogado não basta o diploma de Direito.

As áreas do Direito em que um advogado pode atuar

Vejamos agora algumas das principais áreas em que um profissional do Direito, devidamente inscrito na OAB de seu Estado, pode atuar:

Direito Civil

Esta é a maior e mais importante área do Direito. O Direito Civil está presente no nosso dia a dia: nascimento, casamento, compra ou venda de um imóvel, quando recebemos uma herança, etc. Por isso, o advogado especialista nesta área vai fazer um pouco de tudo.

Direito Empresarial

É a área do Direito que cuida dos aspectos jurídicos das empresas. O profissional da área será responsável pelas questões envolvendo abertura e fechamento de empresas, marcas e patentes, processos de falência e recuperação judicial, elaboração de contratos e estatutos, etc.

Direito Tributário

O advogado tributarista é o responsável pelas questões envolvendo arrecadação, obrigações tributárias, defesa do contribuinte no recolhimento de impostos, etc. É uma área muito dinâmica e muito concorrida.

Direito do Trabalho

Esta é uma das áreas do Direito mais movimentada, principalmente nos últimos anos com mudanças significativas na legislação. O advogado trabalhista representa pessoas ou empresas em ações e disputas que envolvam empregado e empregador e também em questões sindicais e relacionadas à Previdência Social.

Direito do Consumidor

Aqui, o advogado consumerista defende os interesses dos consumidores em relação a fornecedores de bens e prestadores de serviços, tudo com base no  Código de Defesa do Consumidor e também no Código Civil.

Direito Contratual

Trata-se de uma especialização do Direito Civil. Nesta área, o profissional trabalha auxiliando pessoas físicas e jurídicas na elaboração e assinatura de contratos.

Direito Digital

O Direito Digital é uma nova e promissora área do Direito. Portanto, o advogado especialista em Direito Digital é um profissional bastante valorizado, pois é dele a responsabilidade em conduzir questões jurídicas relacionadas à internet e à informática.

Direito Ambiental

Nesta área, o profissional poderá trabalhar com ONGs e também em empresas privadas em questões que envolvam responsabilidade com o meio ambiente. Assim, licenciamento ambiental e infrações, por exemplo, fazem parte da rotina do advogado ambiental.

Direito Imobiliário

O Direito Imobiliário abrange as mais diversas operações envolvendo a propriedade de bens imóveis. Está intimamente ligada à outras áreas do Direito, como por exemplo o Direito de Família, o Tributário e o Empresarial.

Direito Penal

Esta é a área do Direito para quem gosta de um desafio. O advogado criminalista atua na preparação da acusação e  da defesa em ações envolvendo crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Mediação, conciliação e arbitragem

O advogado especialista nesta área aplica métodos não judiciais para a resolução de conflitos de interesse nas relações jurídicas. Ele utiliza a mediação, conciliação e arbitragem como formas de construir uma cultura de pacificação, evitando a propositura de ações judiciais ou seu prolongamento ao longo do tempo.

Gostou do artigo?

Viu quanta coisa um advogado pode fazer por você?

Mas não pense que é só isso, existem ainda outras áreas do Direito, tal como: Bancário, Internacional, Direitos Humanos, Administrativo, Securitário, etc.

Equipe R. Padoan

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Escritório:

https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2019/12/logo-ruy-padoan_branco_horizontal-1280x289-min.png

R. Octávio Forghieri, 204 – Office 41 – Guarulhos / SP

Contato:

E-mail: contato@rpadoanadvogados.com.br

Telefone: (11) 4804-5100 / 4804-5200

Celular: (11) 98326-8056

© 2019 - R. Padoan Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: