Assessoria JurídicaO que é Assessoria Jurídica? Entenda este termo

15 de novembro de 2019by Equipe R. Padoan0
https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2019/12/post_11-1280x800-min-1280x800.jpg

Não importa o tamanho nem o tipo do seu negócio, com certeza você vai precisar da assistência de um advogado. Empresas, por mais bem estruturadas que sejam, sempre irão deparar-se com problemas na mais variadas áreas do direito e só uma assessoria jurídica dinâmica e qualificada será capaz de resolver. 

Se interessou pelo assunto?

Continue lendo este artigo e descubra o que é e qual a importância de uma assessoria jurídica para a sua empresa.

O que é a assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é uma atividade privativa da advocacia e sua característica é a atuação preventiva.

Assim, seu objetivo é buscar soluções dentro de estratégias legais para que se evite ao máximo qualquer tipo de litígio envolvendo a empresa. 

Pode-se dizer que o advogado que trabalha como assessor jurídico é uma espécie de conselheiro.

Ou seja, ele esclarece dúvidas e dá sugestões de como proceder em determinadas situações, prevenindo assim, problemas a curto, médio e longo prazo. 

Por isso, quando o trabalho de assessoria é realizado de maneira correta e por profissionais capacitados, os gestores da empresa podem ficar mais seguros. 

Além disso, ficam focados apenas com o que realmente interessa no dia a dia e livre de preocupações legais. 

Diferença entre consultoria e assessoria jurídica

É comum ver as pessoas fazerem confusão quanto ao significado desses dois termos.

Isso porque, tanto a consultoria quanto a assessoria jurídica tem como objetivo evitar, com suas intervenções e  aconselhamentos, o ajuizamento de ações judiciais.

Entretanto, existem algumas diferenças marcantes, senão vejamos:

  • Consultoria jurídica: trata-se exclusiva e unicamente de uma consulta, geralmente direcionada para um caso pontual. Assim, o trabalho é concluído com a emissão de um parecer apontando uma construção jurídica, com ou sem soluções para o cliente.  
  • Assessoria jurídica:  costuma não se restringir a um único problema ou caso específico, tendo em vista que seu objetivo específico é auxiliar e orientar o cliente em uma ou várias áreas administrativas ou comerciais em que o Direito esteja envolvido.

Por que contratar uma assessoria jurídica para a sua empresa? 

A assessoria jurídica pode ser eficiente em diversos momentos da empresa, pois se trata de  um serviço contínuo que está presente no dia a dia da empresa.

Auxilia tanto na admissão ou na demissão de um colaborador, quanto na assinatura de um novo contrato com um fornecedor ou prestador de serviço.

Esses são exemplos de atividades que, quando realizadas sem um qualificado e eficiente acompanhamento jurídico, podem gerar prejuízos inesperados. 

Além disso muitos empreendedores pensam que advogados atuam exclusivamente em processos judiciais e, por pensarem assim, tendo poucas ou até mesmo nenhuma demanda judicial em curso, acreditam que seja desnecessária a contratação de uma assessoria

Porém, isso pode ser um grande equívoco e vamos explicar o porque.

Primeiramente, quando se contrata uma assessoria jurídica, a empresa passa a ter um corpo jurídico integralmente disponível para solucionar todas as questões administrativas que precisam levar em conta aspectos legais. 

Em segundo lugar, é importante mencionar também, que a assessoria é extremamente útil quando o assunto é a resolução de conflitos por meio da via negocial.

Profissionais experientes e capacitados podem evitar que sejam distribuídas ações judiciais, o que certamente custará muito tempo e dinheiro para a empresa.

Contar com uma assessoria é sinônimo de tranquilidade para sua empresa

Contratar uma equipe de advogados bem preparada e de confiança para prestar assessoria jurídica para sua empresa é cercar-se da segurança e tranquilidade necessárias para crescer sem sobressaltos ou surpresas desagradáveis.

Outra coisa, o empresário que possui uma assessoria jurídica tem todo o apoio que precisa ficando sempre atualizado sobre as rápidas e constantes mudanças na legislação.

Dessa forma, pode ficar despreocupado ao tomar decisões que irão desenvolver seus negócios.

Por fim, a maioria dos empresários só procuram um advogado quando já existe um problema pontual, ou até mesmo, com um dano patrimonial iminente.

Contudo, se engana quem enxerga a contratação de uma assessoria jurídica como custo, quando na verdade ela é um efetivo investimento.

No entanto, em muitos casos, o problema poderia ter sido previamente evitado com a contratação de uma assessoria jurídica que antecipasse os possíveis riscos.

Como se vê, contratar uma assessoria jurídica preventiva consultiva é a maneira mais correta e eficiente de garantir  a segurança jurídica que sua empresa necessita nas relações comerciais.

Gostou? Então siga nosso blog e não perca os próximos artigos!

Equipe R. Padoan

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Escritório:

https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2019/12/logo-ruy-padoan_branco_horizontal-1280x289-min.png

R. Octávio Forghieri, 204 – Office 41 – Guarulhos / SP

Contato:

E-mail: contato@rpadoanadvogados.com.br

Telefone: (11) 4804-5100 / 4804-5200

Celular: (11) 98326-8056

© 2019 - R. Padoan Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: