EmpreendedorismoNegóciosDireito Empresarial: Conheça os benefícios para sua empresa

15 de janeiro de 2020by Equipe R. Padoan0
https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2020/01/direito-empresarial-r-padoan-advogados-juridico-contencioso-min.jpg

A grande maioria dos empresários já percebeu a importância e utilidade do Direito Empresarial para o crescimento e desenvolvimento de seus empreendimentos.

Além de oferecer soluções para os mais diversos problemas que surgem no dia a dia das empresas, ele pode ajudar na ampliação dos negócios.

Se você já é empresário ou está pensando em se tornar um, este artigo é para você! Vamos explicar o que é o Direito Empresarial e quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

Confira!

O que é Direito Empresarial

Em primeiro lugar, o Direito empresarial é um ramo do direito privado que reúne normas que disciplinam a atividade negocial de pessoas físicas ou jurídicas, que exercem a atividade organizada de fornecimento bens ou serviços.

Seu objetivo maior é resolver os conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às suas empresas, independente do seu ramo empresarial. Seja ele, relacionado a venda de produtos ou prestação de serviços.

Suas características

Ele se caracteriza por ser um instrumento de desenvolvimento econômico e social das sociedades contemporâneas.

Além disso, é nele que encontramos as regras que disciplinam o mercado, como por exemplo, a livre iniciativa, a propriedade privada, a autonomia da vontade e a valorização do trabalho humano.

Princípios esses, previstos no artigo 170 da Constituição Federal.

No entanto, atualmente, uma das principais características do Direito Empresarial é a preservação da empresa, como se percebe, por exemplo, na Lei de Falência e Recuperação Judicial, a Lei nº 11.101/2005.

O Direito Empresarial e os outros ramos do Direito

O Direito Empresarial se relaciona principalmente com o Direito Civil, visto que o Código Civil tem dispositivos que dizem respeito aos títulos de crédito, empresa e empresário.

Entretanto, quando o assunto é Direito Público, a interação acontece em matérias envolvendo sociedade anônima e sua participação nas concessões de serviço público.

Existem, além disso, conexões com o Direito Penal (crimes falimentares e concorrência desleal), Direito Tributário (em função da contabilidade e incidência de tributos), Direito do Trabalho (relações entre empregados e empregadores) e Direito Econômico (regulação das atividades comerciais).

As áreas de atuação

O Direito Empresarial se abre em diversas frentes de atuação, de forma a atender todas as demandas dos empresários e de suas empresas, desde o início da vida empresarial até o final, passando por diversas situações.

Assim, segue abaixo as principais áreas de atuação:

  1. abertura de sociedade empresárias;
  2. fusão de sociedades empresárias;
  3. dissolução de sociedades empresárias;
  4. recuperação judicial de sociedades empresárias.

Uma assessoria em Direito Empresarial pode auxiliar as empresas ainda com os seguintes assuntos:

  • direito de propriedade intelectual (marcas, patentes, registros de empresa, etc);
  • sistema de franquias (franshing);
  • tipos de sociedade (rural, entre cônjuges, em conta de participação, sociedade simples, sociedades em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima);
  • debêntures;
  • direitos e deveres dos acionistas e integralização das ações;
  • assembleias de acionistas;
  • tributos e contribuições às operações cooperativas;
  • registro de sociedade;
  • escrituração e contabilidade;
  • títulos de créditos;
  • direito falimentar e de recuperação.

Os benefícios do Direito Empresarial para o seu negócio

Agora que você já sabe que é o Direito Empresarial que regula o dia a dia da sua empresa, mais importante, saiba que são muitos os benefícios de poder contar com a assessoria de um advogado especialista na área.

Resumindo, é esse profissional que irá garantir que sua empresa está trabalhando de acordo com a legislação específica e que está cumprindo suas obrigações fiscais.

Certamente, ele pode te ajudar a planejar os novos rumos do negócio analisando o cenário econômico e a atividade dos seus concorrentes.

A assessoria em Direito Empresarial também é necessária, entre outras coisas para:

  • elaboração de contratos com fornecedores, empregados e parceiros;
  • negociar e captar recursos para a empresa, entrando em contato com instituições financeiras ou indo em busca de investidores;
  • orientar na escolha da organização societária para o modelo de negócio;
  • garantir maior segurança em uma negociação e em operações mais complexas.

Portanto, manter uma assessoria de confiança em Direito Empresarial, é uma necessidade de qualquer empresário que tem como objetivo manter e expandir seus negócios dentro dos limites da lei.

Quer saber mais sobre o assunto?

Entre em contato conosco, podemos ajudar você e sua empresa com nossa equipe de advogados altamente capacitados em Direito Empresarial.

blank

Equipe R. Padoan

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *