Jurídico ContenciosoO que é advocacia preventiva? Conheça os principais benefícios para sua empresa

15 de abril de 2020by Equipe R. Padoan0
https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2020/04/O-que-é-advocacia-preventiva-conteúdo-juridico-blog-r-padoan-advogados-min.jpg

Você com certeza já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? E quando se trata de assuntos jurídicos não é diferente. Por isso, é sempre bom poder contar com um serviço de advocacia preventiva.

Afinal, a empresa precisa se manter estável e competitiva no mercado, sem no entanto, abrir mão da segurança jurídica. E é aí que entra a advocacia preventiva, um investimento, que traz inúmeros benefícios.

Confira este nosso novo artigo e aprenda mais sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é advocacia preventiva?

Não é raro que as empresas só procurem um escritório de advocacia quando já se encontram em uma situação de litígio judicial. No entanto, muitos gestores não sabem que a atuação dos advogados pode se iniciar muito antes de qualquer problema jurídico com a implementação de ações preventivas. 

Dessa forma, por meio de um serviço de advocacia preventiva, o empresário passa a ter uma atitude proativa no que diz respeito aos assuntos jurídicos, se antecipando aos problemas. 

Podemos dizer que a advocacia preventiva tem como objetivo fornecer à empresa proteção e segurança, evitando desequilíbrio nas relações jurídicas estabelecidas, bem como evitar demandas judiciais e extrajudiciais ou, se caso elas ocorram, torná-las menos onerosas e com reais possibilidades de defesa.

Como é a atuação da advocacia preventiva?

Na prática, a advocacia preventiva executa as seguintes tarefas, entre outras:

  • Elaboração e análise de contratos;
  • Preparação dos documentos da empresa para a participação de licitações e/ou questões tributárias;
  • Orientação com relação ao trato dos funcionários; 
  • Intermediação com os clientes, caso seja preciso uma abordagem mais técnica. 

Quais são os benefícios da advocacia preventiva?

Veja abaixo os principais benefícios da advocacia preventiva para a sua empresa:

1. Controle dos assuntos gerais de obrigações trabalhistas

A advocacia preventiva é fundamental no controle dos assuntos relacionados às obrigações trabalhistas da empresa. Seu trabalho evita que pequenos problemas do dia a dia acabem tendo que se resolver na Justiça. Ou seja, com ela  o número de conflitos trabalhistas tende a cair drasticamente.

No mais, ela ajuda a empresa a adequar suas rotinas às frequentes mudanças na legislação trabalhista. 

2. Auxílio no gerenciamento de pessoal

Além de manter o controle as obrigações trabalhistas, o suporte da advocacia preventiva auxiliará no gerenciamento de pessoal, indicando as melhores condutas e como proceder no momento da contratação, demissão, promoção ou punição de funcionário.

A equipe jurídica irá analisar cada caso para indicar a melhor solução, identificando as normas legais aplicáveis e os procedimentos necessários para que a empresa não cometa nenhuma irregularidade que possa acarretar em multas ou processos. 

3. Suporte na elaboração de contratos

Em seu dia a dia a empresa está sempre lidando com contratos, seja com fornecedores, clientes ou funcionários. Por isso, é fundamental contar com profissionais experientes na elaboração e revisão de contratos.

Só dessa forma, os gestores podem ficar tranquilos com relação ao conteúdo e forma dos documentos, evitando problemas futuros com as partes envolvidas. 

4. Prevenção de novos litígios

Ações trabalhistas são uma grande dor de cabeça para os empresários, mas outros tipos de litígios podem surgir. Por isso, é tão importante um trabalho constante dos advogados na identificação de questões que possam gerar futuras demandas judiciais e claro, prejuízo para o caixa da empresa. 

Questões tributárias, contratuais e envolvendo direitos de propriedade podem resultar em novos litígios quando não são tratadas de forma adequada por uma equipe de advocacia preventiva. 

5. Foco no crescimento da empresa

Se a sua empresa pode contar com um escritório de advocacia preventiva, ela terá mais segurança jurídica nas suas ações e decisões. Com isso, os empresários e colaboradores poderão manter o foco no que é realmente importante para o crescimento do negócio: produção, compra, venda e atendimento ao cliente.

Assim, podemos dizer com certeza que uma assessoria jurídica atuante de forma preventiva coloca a empresa em uma  posição de vantagem frente aos seus concorrentes, pois se mostrará mais segura, forte e competitiva. 

E se você procura um serviço de advocacia preventiva em Guarulhos para sua empresa, saiba que a R. Padoan Advogados é a escolha certa.

Possuímos profissionais altamente especializados e experientes na prestação de serviços jurídicos para empresas.

Além disso, nossos advogados estão preparados para atuar em todas as áreas do Direito ligadas à atividade empresarial em qualquer região do Brasil.

Ou seja, você poderá ficar tranquilo, pois com certeza, nossa equipe cuidará da parte jurídica da sua empresa de forma preventiva e também estratégica.

blank

Equipe R. Padoan

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow Law firm

11 Wall St, New York, NY 10005
+ 1 555 2367890

https://rpadoanadvogados.com.br/wp-content/uploads/2019/11/logo-site-bem-feito-branco-1.png